Aconselhamento nutricionista

 

O conceito macrobiótico entende a “ordem” do Universo como a interrelação dialética dos princípios Yin e Yang: o dia e a noite, o frio e o quente, o homen e a mulher, o fogo  e a água, o positivo e o negativo, a vida e a morte,  enfim, os  opostos complementares.  E  também  compreende o Universo como um macrocosmo, que se reflete em cada sêr humano: o microcosmo.

 

Ela abrange portanto todas as dimensões da Existência. Consequentemente, ocupa-se também intensamente  do  que ingerimos, afirmando que somos o que comemos, e estabelecendo relações yin e yang para os alimentos, que  são, como na teoria da relatividade de Einstein, absolutamente relativos! Isto significa, que cada alimento é yin em relação a outros e yang em relação a outros tantos.

 

O alimento cuja célula é a mais parecida à da célula humana, é o arroz, mas apenas quando ele é integral, ou seja, com a casca, normalmente tirada - para ficar "mais branquinho". Esta semelhança celular explica o seu  valor curativo para o corpo humano. O arroz é yin em relação às carnes e ovos,  por  exemplo, e yang em relação aos legumes, verduras, leguminosas e frutas. 

 

Oshawa afirma que a partir deste princípio é possível equilibrar a energia de qualquer corpo, esteja ele enfermo  ou não, e assim, curá-lo de qualquer enfermidade. Ao mesmo tempo, diz ser possível, também, curar transtornos  psíquicos e até emoções das mais violentas, sendo tudo uma questão de equilibrar as relações yin/yang em nosso micro universo - e a começar pela alimentação!

 

Porisso ele diz não  existir doença incurável, pois o equilíbrio yin/yang pode ser sempre restaurado, a começar  pela mesa!

 

Existe muita gente hoje em dia que resolve ser vegetariana, mas que desiste depois de um certo tempo, na maior parte das vezes por se tornar enfermiça ou por se sentir fraca, até mesmo doente. E isto resulta do fato de que o corpo  precisa de um equilíbrio, facilmente atingido, mesmo ao alimentarmo-nos “mal”, pois mesmo neste caso, o corpo vai seguindo sua própria natureza, na maior parte das vezes, para nós, "inconsciente".  

Mas quando nos decidimos por uma  mudança alimentar radical, o corpo perde a orientação  -  e uma alimentação vegetariana precisa de novos padrões de equilíbrio, que só se consegue, a princípio, quando se entende os mecanismos do universo de cada corpo, e, principalmente, as relações yin/yang dos alimentos.

 

Depois de algum tempo de alimentação consciente, o próprio corpo nos avisará de que algo não lhe está fazendo bem. Aliás, ele tenta nos dizer isto o tempo todo. Uma doença nada mais é do que um aviso do corpo, de que estamos abusando de sua capacidade. Mas nunca o ouvimos. Corremos a um médico, que nunca tem tempo para pesquizar "nosso" corpo, e que nos prescreve um remédio - que só vai tirar os sintomas.

 

Assim, no começo destas mudanças drásticas, necessitamos  de um ajustamento consciente.

 

Ma Deva Pyari oferece, portanto, sessões de aconselhamento nutricionista, que propiciem uma mudança saudável - e portanto duradoura - para  hábitos  vegetarianos; ou que induzam à cura natural de enfermidades.

 

 

Pyari conheceu a macrobiótica em 1969, quando, em N.York,  foi  convidada pelo artista plástico e galerista canadense Syd Menkes („seu“  namorado na época e com quem experenciou sexo tântrico pela  primeira vez) para um jantar no restaurante macrobiótico da cidade.

 

Sua amiga e colega de trabalho da época, Neuza Marcondes, hoje também artista plástica no Rio de Janeiro,  comprou então o livro  “Macrobiótica Zen”, de George Oshawa, e as duas começaram  a praticar a alimentação do rejuvenescimento e da vida longa. Pyari a pratica até hoje!

 

E trabalha desde 1971 com curas naturais macrobióticas, tendo livrado doentes até de cancêr ou mesmo diabete, num espaço de menos de dez dias. 

 

No início do milênio, ela adicionou a seu trabalho de cura natural pela macrobiótica, as pesquizas do médico norte-americano dr. D'  Adamo, sobre os quatro grupos sanguíneos, e o trabalho da também norte-americana Louise Hay.

 

"Seu"  próprio  Corpoterapia©  dá mais alguns toques importantes para a cura corporal, desde que cuida das origens psíquicas, geradoras de tais enfermidades.

 

Para marcar consultas com Ma Deva Pyari,  escreva para: 

madevapyari@yahoo.com

 

 

O Osho Mani oferece, diariamente, refeições macrobióticas vegetarianas, aqui ou como quentinha, que  podem ser apanhadas, ou que levamos até você.

 

Por exemplo, como na foto:

 

Arroz integral com gersal, ervilha, aspargos e salada de rabanete com folhas do mesmo.